top of page
Buscar
  • Foto do escritor031DIGITAL MARKETING

Como pequenas empresas podem se beneficiar do Marketing Digital?



A internet mudou a maneira como as empresas podem atrair os seus clientes, e isso também se aplica aos empreendimentos de pequeno porte. As empresas podem investir no Marketing Digital, ao invés de gastar uma enorme quantia em propagandas tradicionais, na TV, rádio, jornais, revistas, outdoors ou panfletos.Antigamente essas eram as únicas maneiras de divulgar uma marca, produto ou serviço. Mas, hoje, as pessoas estão expostas a outras opções de mídia, com muito mais possibilidade.


A tendência é o aumento na quantidade de tempo gasto online e, ao mesmo tempo, propagandas invasivas ou irrelevantes são cada vez mais ignoradas.Além disso, os consumidores interessados em adquirir determinado produto ou serviço, hoje em dia, contam com a internet como uma grande ajudante na tomada de decisão. Geralmente, as pessoas pesquisam informações sobre produtos ou empresas, comparam preços, consultam as opiniões de outros usuários e até buscam as recomendações de amigos – tudo online, em sites ou redes sociais, por exemplo.


Por isso, as estratégias de Marketing Digital podem ser consideradas quase obrigatórias para os empreendimentos, independentemente do segmento de atuação. Em um mundo cada vez mais conectado, principalmente, com a facilidade do acesso aos smartphones, trata-se de uma questão de sobrevivência para as pequenas empresas.


►O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital pode ser definido como um conjunto de atividades que uma empresa ou pessoa realiza online. O objetivo é atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e o SEO são as principais estratégias utilizadas para isso.

No Inbound Marketing, as empresas buscam meios de compreender os principais hábitos e necessidades dos consumidores para, então, estabelecer uma comunicação com eles. Essa comunicação tem como principal objetivo oferecer soluções para as dúvidas e desejos do público, como uma forma de atraí-los e encantá-los.

O Marketing de Conteúdo, com a publicação e divulgação de materiais informativos e valiosos para o público, é uma das principais maneiras de atrair, converter e encantar a audiência.

Para isso, utiliza as postagens em blogs e sites, redes sociais ou e-mails.

Já o SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para motores de buscas) é um conjunto de ações que ajudam uma página da internet a ser encontrada mais facilmente.

Em outras palavras, ajuda os sites ou postagens a obterem resultados organicamente, com aumento na quantidade de visitas, sem o pagamento de anúncios.

De uma maneira geral, são diversas técnicas utilizadas para otimizar as páginas, tornando-as mais compreensíveis para as pessoas e buscadores.


O resultado esperado são sites com boa posição entre os resultados de pesquisas, atraindo mais visitantes.Para se ter uma ideia, basta imaginar os benefícios que as ações podem agregar para empresas de portaria e limpeza SP, por exemplo.

Uma especializada pode investir na criação de um site institucional, contendo todas as informações sobre a empresa, e também em um blog para a publicação de materiais informativos.

Os conteúdos podem responder as principais dúvidas que o público da empresa tem, oferecer dicas e tentar ajudar os visitantes de alguma maneira, gratuitamente.

Novidades, como a pintura industrial da empresa, também podem ser divulgadas, de acordo com os objetivos do empreendimento.Os conteúdos online dão visibilidade para o negócio, além de serem úteis para o público no momento em que ele precisar e estiver fazendo uma pesquisa. Até porque, são fáceis de encontrar com a otimização SEO.


Assim, o Marketing Digital contribui para as pequenas empresas se fortalecerem e atingirem uma quantidade maior de clientes e potenciais clientes com suas estratégias de divulgação.


►Vantagens do Marketing Digital para pequenas empresas.


Para garantir a efetividade das estratégias de Marketing Digital, é fundamental que os conteúdos produzidos sejam relevantes, de qualidade, com temática escolhida com precisão.


Contudo, com o planejamento adequado, as ações podem ter um retorno muito positivo, com as seguintes vantagens:


• Facilidade de mensurar os resultados; • Possibilidade de segmentação das ações; • Atração gratuita de visitantes; • Geração de uma audiência; • Ótimo custo-benefício.


► Facilidade de mensurar os resultados

O Marketing Digital utiliza diversas ferramentas que possibilitam a mensuração em detalhes de resultados de cada campanha. Assim, a equipe de marketing de uma fábrica de cadeiras para eventos, para exemplificar, pode realizar uma série de testes para saber que tipo de campanha funciona melhor para o seu público. Os profissionais podem analisar as ações que vêm gerando bons resultados e verificar maneiras de potencializá-las. Na mesma medida, as estratégias que deram pouco retorno podem ser adaptadas e otimizadas.

É possível calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento) facilmente, bem como o CAC (Custo de Aquisição de Cliente).


Os dados podem ser usados para guiar as tomadas de decisões, porque podem ser indicadores importantes da saúde de um negócio.Na venda de estandes para feiras, ou outros tipos de produtos ou serviços, retorno baixo e custo alto podem indicar a necessidade de mais cuidado no monitoramento e mudanças nas ações de marketing, em busca de um desempenho melhor.


► Possibilidade de segmentação das ações

No Marketing Digital, as ferramentas utilizadas também possibilitam a separação dos contatos, conforme o nível de interesse que eles demonstram. Essa segmentação possibilita ações com um foco muito maior, atingindo apenas o público mais interessado no que a empresa tem a oferecer.Basta imaginar a venda de caixas de papelão SP com ações de e-mail marketing, por exemplo. A possibilidade de segmentação torna a estratégia muito menos intrusiva e mais certeira do que as ações de marketing tradicional.Além disso, os próprios clientes em potencial podem estar em diferentes momentos de interesse, e a segmentação possibilita o atendimento personalizado a cada contato.


► Atração gratuita de visitantes

O Marketing Digital faz com que potenciais clientes sejam atraídos para os canais digitais da empresa continuamente e de maneira gratuita. Isso é possível com a otimização em SEO, facilitando no ranqueamento orgânico no Google, com envio de e-mail marketing, com postagens em redes sociais, entre outros tipos de ações.Todas estas estratégias podem aumentar bastante a quantidade de visitas nos sites e redes, de maneira orgânica.Isso significa que as pessoas podem encontrar facilmente uma empresa especializada em projeto de economia de energia, por exemplo. Entretanto, ela precisa investir na sua presença digital, com as ações adequadas de marketing.


► Geração de uma audiência

Com o tempo, a produção de conteúdo relevante das ações de Marketing Digital possibilita a construção de uma base sólida de contatos. Eles são e-mails cadastrados, assinantes do blog, seguidores nas redes sociais, etc.Os contatos são como ativos de marketing, valiosos para a construção de uma audiência.Com uma audiência bem definida e em constante crescimento, uma clínica de saúde que realiza exames populares pode se tornar uma referência no mercado em que atua. Os seus clientes ou pacientes, certamente, aprovarão a experiência completa proporcionada, e isso pode gerar fidelização ou recomendações.


► Ótimo custo-benefício

As quatro vantagens anteriores devem ser somadas ao fato de que as ações de Marketing Digital geram ótimos resultados com baixos orçamentos. Certamente, o planejamento é fundamental para as ações atingirem os objetivos desejados, e também é preciso dispor de recursos para produções de qualidade, com ideias originais e boas ferramentas.

Contudo, o investimento nas ações para divulgação de pequenas empresas pela internet pode gerar muito mais retorno em comparação com mídias tradicionais. Além disso, diversas ferramentas e aplicativos podem otimizar o trabalho.

Algumas possibilitam o agendamento de postagens e a geração de relatórios para a análise dos resultados, por exemplo.Uma empresa que faz consultoria para laudo AVCB, para exemplificar, pode criar contas nas principais redes sociais, uma iniciativa que praticamente não custa nada.


Ao tirar dúvidas recorrentes do público, ela consegue educar a audiência, construir autoridade e ainda atrai mais clientes para o seu negócio, entre outras vantagens.É válido ressaltar que o ponto não é ignorar totalmente as ações de divulgação tradicionais, mas sim complementar os esforços, sempre com o objetivo de fortalecer a empresa.


Neste sentido, a principal recomendação é contratar um profissional especializado para as estratégias de Marketing Digital da empresa. Especialmente nos casos em que as pequenas empresas sobrevivem com orçamentos enxutos, a contratação pode ser como uma garantia de que o investimento valerá a pena.


Afinal, quando realiza as ações de marketing por conta própria, o empresário pode até ser bem sucedido, mas também se expõe ao risco de perder todo o investimento. Já os especialistas, com uma visão ampla das tendências do mercado, sabem como utilizar as estratégias da melhor maneira possível, para garantir ótimos resultados para os empreendimentos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

6 visualizações0 comentário
botao whatsapp
bottom of page